Algumas dicas de como você pode ajudar no controle das crises epilépticas do seu filho!
- Paula Gonzalez

- 10 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
A epilepsia genética é uma doença multifatorial, aproximadamente 1% da população canina é acometida pela doença. Todo mês inúmeros artigos são publicados, mas pouco avanço significativo aconteceu nos últimos anos. Cada paciente é um caso diferente, mas existem algumas medidas simples que podem ajudar no controle das crises que eu gostaria de compartilhar com as famílias que lutam contra a doença.

Dedico esse post a Fiona (essa guriazinha da foto ao lado) e a mãe dela, pois elas são um exemplo de perseverança e a inspiração para as recomendações a seguir!
Exercícios físicos diários - Em pessoas está relatado que a realização de exercícios físicos diários pode reduzir a incidência de crises, assim como outros benefícios à saúde. O que recomendo são caminhadas diárias em momentos de temperatura amena. O que, aqui em Porto Alegre, às vezes é difícil de conseguir... Uma caminhada de 10-30 minutos diária melhora o aporte sanguíneo ao cérebro e pode ter efeitos benéficos na redução das crises e minimizar a perda de neurônios quando estas acontecem, ou seja minimizar sequelas. SEMPRE inicie com tempos curtos (1-3 minutos) e vá aumentando gradativamente.
2. Controle de Peso - A maioria dos pacientes em tratamento com medicamentos anticonvulsivos apresentam uma redução de atividade e aumento do apetite. Evitar o ganho de peso e a obesidade apresenta inúmeras vantagens, a principal delas é que a obesidade gera um estado inflamatório crônico, que contribui para a ocorrência das crises e diminui a eficiência dos medicamentos anticonvulsivos. Recomendação: PESE diariamente a ração que você dá para seu filho. Muitas vezes temos a impressão visual de estar dando uma quantidade "x" e na verdade, quando pesamos, estamos dando o dobro do que é a necessidade diária.
3. Evitar Stress- Stress é conhecidamente um fator precipitante de crises epilépticas. Uma maneira fácil de reduzi-lo? Exercícios diários conforme citado no primeiro item deste artigo. Outras opções incluem: evitar ambiente barulhentos, situações desconhecidas, mudanças de rotina etc.. Normalmente a própria família sabe quais situações são estressantes para seu pet!! Existem alguns suplementos que podem ser utilizados diariamente ou em situações extremas podemos lançar mão do uso de ansiolíticos.
Espero que as informações ajudem!
Que 2023 seja repleto de muito exercício para todos!




Comentários